quarta-feira, novembro 29, 2006

Justiça?


Um dos maiores mistérios pós-25 de Abril está, finalmente,a encontrar um caminho para a resolução. Falo de Camarate e da morte de Sá Carneiro, Amaro da Costa e restantes tripulantes do Cessna que se despenhou, em 1980, no famoso baiiro lisboeta. José Esteves, antigo segurança contratado pelo CDS, confessou que é ele o autor da bomba (o que acaba, de vez, com a teoria de acidente) que fez cair o avião, e que tudo não passaria de uma manobra para assustar um candidato presidencial, Soares Carneiro. Segundo Esteves, a bomba não estava programada para matar e alguém certamente lhe mexeu. Detesto ser desmancha-prazeres, mas perante as provas... Argumenta também que não são as armas que matam, são os homens. Eu contraponho, para quê fazer as armas então?
O melhor desta história toda, e aquilo que faz com que eu pense que, inevitavelmente, justiça é apenas uma palavra com 7 letras é o facto de que este homem jamais, em tempo algum, em qualquer instância (a não ser, eventualmente, no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, e isso parece improvável) condenado pela co-autoria do crime. Isto porque, apenas e só, o crime já prescreveu , tornando impossível o seu julgamento em Portugal. Acho engraçadamente estúpido que se deixe prescrever um crime político (se bem que, em Portugal, queimar políticos é prática comum) com estes contornos. O inegávle é que, apesar da autoria material, resta saber quem é moralmente responsável. No meio de tanto dossier quente em que qualquer um dos dois principais visados no atentado estavam metidos, a explicação do susto soa fraquinha. Portanto, a ver se, ao menos agora, vão até ao fim.
Deveria haver uma qualquer piada para aligeirar isto, mas quer-se dizer, isto é frustrante, para não dizer pouco: até os reaccionários e semper-odiados americanos poderão ter o prazer de, um qualquer dia, ver alguém ser levado a tribunal pela morte de Kennedy. Em Portugal, os mitos caem sempre desamparados. Somos um país mitómano por natureza; no entanto, paradoxalmente, enxovalhamos o próprios mitos que vamos construindo. A sério, somos um país esquisito à bruta.

5 comentários:

LupinLongo disse...

talvez daki a uns anos tb venhamos a descobrir mtos dos crimes cometidos por estes senhores k nos dizem governar.

ni disse...

mmo que não os descubramos... vá lá... todos sabemos que eles os cometem...

Anónimo disse...

Se até nós os cometemos!

A diferença é que nós só percebemos de "pequenos crimes", ele percebem mais que isso e tem mais meios para os meter em prática.

Eu até que não os condeno. 90% do pessoal, se tivesse na mesma situação, cometia-os. É fácil cair na tentação de "pequenas traquinices".

LupinLongo disse...

bincadeirinha parva...

luminary disse...

"Golo do Benfica!!!! Pá, pá!"