terça-feira, fevereiro 28, 2006

Previsões: Melhor filme de animação



"Wallace and Gromitt: The curse of the were-rabbitt"
"Tim Burton's The corpse bride"
"Howl's moving castle"

Os Óscares são já este fim de semana e tendo já acompanhado a fase de nomeações, este blog irá tentar informar os seus leitores que se possm interessar por estas coisas (que não são mais que isso, coisas) douradas. Começamos então por tentar prever o vencedor da categoria de Melhor filme de animação.
Já teci algumas considerações relativamente à tradição que os filmes de animação têm na Academia: é curta e contrariamente à maior parte das categorias dos Óscares, o melhor filem acaba sempre por premiado, como aqui exemplificámos. O grande problema deste ano é que os filmes são todos igualmente bons e vindos de realizadores extremamenmte prestigiados e, incrivelmente, nenhum deles foi um gigantesco blockbuster. Ainda para mais, nem um único pertence directamente a um grande estúdio com tradição na animação, embora "Howl's moving castle" seja distribuído pela Disney, pese a produção pertencer aos estúdios Ghibli.
Apartir destes dados, temos de nos guiar pelos prémios do cinema de animação norte-americano, os "Annies", e estes são claros: "Wallace and Gromitt", o filme dos estúdios Aardman, realizado por Nick Park recebeu 15, contra 0 dos restantes. Se bem que isto parecesse deixar já tudo decidido, é reciso não esquecer o enorme respeito que há pelo mestre nipónico Hayao Myiazaki, provavelmente um dos melhores realizadores do mundo, dentro e fora do cinema de animação; e quem sabe se esta não será a oportunidade para, finalmente, Tim Burton subir ao palanque e receber um Óscar, com um filme excelente, desmiolado e com uma precisão técnica incrível.

Vai ganhar: "Wallace and Gromitt: The curse of the were-rabbitt"
Devia ganhar:

2 comentários:

João Santiago disse...

gostei imenso do "corps bride". mas diverti-me a brava com o wallace and gromit.realmente esta um excelente trabalho. tambem voto neste.

ni disse...

devia ganhar.... corpse bride! Tim Burton é Tim Burton... :P