domingo, fevereiro 05, 2006

Ensinamentos

Um colega meu que está no curso de Filosofia exibia-me o seu saber em filósofos vários, pois tinha exame amanhã. A certa altura, ele pergunta-me se a História também pode oferecer respostas para o sentido da vida. Defender a História é sempre difícil. A maior parte das pessoas que conheço ou a vê como algo chato, inútil ou simplesmente digno de fait-divers. Pensei em dissertar sobre personalidades históricas, sobre as morais das suas bigrafias; acontecimentos importantes do passado e ideologias. Foi então que lhe respondi que a nossa discussão era inútil. Para mim, a vida não tinha grande sentido. Ele pergunta-me porquê, quando parece que estamos sempre destinados a algo. Eu respondi que se a vida tivesse realmente um sentido, não teríamos sido jogados directamente para ela sem qualquer manula de instruções para a perceber e não chegaríamos a ir para a cova com a sensção de confusão perante a nossa vivência pessoal.
Não me parece que Sócrates tenha qualquer tipo de resposta para este problema.

Sem comentários: