quinta-feira, janeiro 04, 2007

Amostra grátis

Aqui há umas semanas, coloquei neste blog, em rigoroso exclusivo, a abertura do primeiro epiódio de uma série de televisão que vou tentar impingir a alguém, a ver se a ficção nacional deste país não é só novelas, séries históricas do Moita Flores e cães polícias. Hoje, com o episódio +raticamente terminado, deixou uma peça de diálogo para os interessados. Enjoy!

ANDREIA
- Gosta de escrever?

DAVID
- Distrai-me.

ANDREIA
- Escreve sobre o quê?

DAVID
- Coisas que não existem.

ANDREIA
- Fenómenos paranormais?

DAVID
- Não, raparigas decentes, empregos de sonho e um ponta-de-lança matador no Benfica.

MARGARIDA
- Se não acredita em raparigas decentes, porque é que escolheu vir connosco, em vez de com o Luís e o João?


DAVID
- Porque ao contrário do que o meu caderno possa dar a entender, ainda gosto de raparigas.

ANDREIA
- O sentido de humor não é uma das qualidades mais evidentes da Margarida. Olá, eu sou a Andreia. E tu?

DAVID
- David Mendes. Prazer em conhecer-te.

ANDREIA
- Vês, Margarida? É assim que as pessoas simpáticas se comportam.

(David sorri)

ANDREIA
- Qual a piada?

DAVID
- Não é normal dizerem que sou simpático.

ANDREIA
- Isso é porque as pessoas gostam mais de apontar o pior que o melhor.

DAVID
- É uma tendência… Também chegou ontem à Oroboros?

ANDREIA
- Não, estou cá há dois meses, mas noutro departamento. Só há uma semana é que fui integrada no NLDR.

DAVID
- Qual é a sua especialidade?

ANDREIA
- Informática. Já trabalhei na Dependable Systems.

DAVID
- Bem, para lá estar, deve ser mesmo boa.

ANDREIA
- Desenrasco-me, obrigado. E você?

DAVID
- Bem, vai parecer ridículo, mas aparentemente eu sou o historiador do departamento.


ANDREIA
- História? É interessante.

DAVID
- Sim, mas aparentemente inútil, comparado com informática e as vossas outras especialidades.

ANDREIA
- Esta era a tua deixa para falar, Margarida…

(Ela olha pelo espelho interior para David)

MARGARIDA
- Bio-Medicina. É a minha área

ANDREIA
- E também trabalhou dois anos na Interpol. Isso ela não diz, mas não é por modéstia…

MARGARIDA (interrompendo)
- Li os seus trabalhos, David.

DAVID
- Leu?

MARGARIDA
- Sim, pedi-os ao Cris, quando soube que haveria a hipótese de surgir um novo membro no NLDR. São bastante interessantes.

DAVID
- Obrigado. Acho eu.

MARGARIDA
- A Andreia tem um espírito aberto, como você. Acho que ela ia gostar deles.

ANDREIA
- A Margarida é algo céptica, caso não tenha reparado…

DAVID
- Deu para notar… Os meus professores também são e gostaram.

MARGARIDA
- Eu também adoro literatura de ficção… Isso não quer dizer que acredite nela.

Sem comentários: