terça-feira, março 27, 2007

Pelo quintal dos outros...


- Na China, começa-se a gerar um movimento de consciencialização nacional relativamente ao ambiente. Devido ao crescimento económico incompatível com a preservação do meio ambiente, Pequim teve já perdas económicas de 512 milhões de yuan, 118 mil óbitos por cancro entre camponeses, atribuídos à poluição e daqui a 3 anos será o pais mais poluidor do mundo, superando os EUA. Para mais, a sua utilização pouco eficaz dos recursos (em termos produtivos, os EUA, com os mesmos recursos, produzem 10 vezes mais riqueza, e o Japão 20), leva a que We Jiabao, PM chinês, tenha decidido endurecer as penas para as empresas que não cumpram os requisitos ecológicos estipulados. No entanto, à luz da lei chinesa, pouco se pode faezr para as condenar. Enquanto isso, os grandes rios do país, como o Amarelo, sõa vítimas de grandes descargas semanais, com consequências nefastas para a poluição e vida animal.

- Não é dos outros, mas é nosso: um estudo feito pela Universidade de Lisboa concluiu que o recenseamento eleitoral português está inflacionado. No mínimo, existem 785.111 eleitores fantasmas, ou seja, 8,92% dos inscritos. Na prática, 1 em cada 11 eleitores não existem. Consequências? Tomemos o caso madeirense: nas listas enviadas ao govenro central, a Madeira enviou um total de 20% de eleitores que não o são, ou por terem morrido, ou por já não viverem ali. Assim, puderam eleger 6 deputados, em vez dos 5 que teriam por direito. Isto acontece noutros círuclos eleitorais do país. E não é só: tecnicamente, com as correcções, o referendo ao aborto podia ter sido vinculativo, pois em vez de 54% de abstenção, teríamos em redor de 50%. Os autores do estudo, os politólogos Luís Humberto teixeira e José António Bourdain, apontam como uma da srazões para a não corrrecção dos cadernos eleitorais a correlação entre salário dos vereadores e presidentes de cãmara e junta e o número de eleitores das respectivas edilidades.

- No Iraque, em vez de contar5em balas e mortos, alguns investigadores têm estudado o aumento de manifestações de calor humano entre iraquianos, algo que não era comum. Segundo eles, o medo e perigo de poderem não regressar quando saem de casa para mais um dia de trabalho levou a que as pessoas se sintam compelidas a demonstrar o afecto que têm uma spelas outras.

- Na Alemanha, o Exército norte-americano tem colocado anúncios nos jonrias ocm o objectivo de recrutar cidadãos de origem árabe para fazerem o papel de habitantes e terroristas nos jogos de guerra e treinos militares que os norte-americanos fazem no país. Quando os voluntários se apercebem àquilo para que vão e quem os está a empregar, rapidamente desertam. Os únicos que parecem felizes por colaborar são, oh estranheza, os curdos.

- Num capítulo mais bélico e perigoso, a Suíça invadiu o... Lichtenstein. Um grupo de 170 solados suíços, armados, entrou dois quilómetros dentro pelo principado sem se aperceber do erro, provocando gravíssimos danos capazes de fazer tremer a geopolítica internacional: atearam, e apagaram um pequeno fogo numa floresta.

Sem comentários: