segunda-feira, janeiro 09, 2006

A lei de Chuck Norris



A leitura de um artigo de uma revista anteontem à noite fez-me constatar uma evidência que me escapava: Chuck Norris está já envolvido em coolness, para lá de uma quase certa espondilose. A figura garnítica do actpr norte-americano pode ser para alguns o homem de força de "Desaparecido em Combate" (1 e 2), sofrendo pelos soldados norte-americanos abanodnados à sua sorte no cumprimento do dever, ou o patriótico exército de um só homem que se ergue perante a ameaça comunista e defende o seu país em "Invasão EUA", mas na cultura popular, e principalmente para aqueles da minha geração, ele é o único e inimitável "Walker, o ranger do Texas", um agente da autoridade sério, que cumpre a sua função com galhardia e se possível com poucas perguntas e muita pancada.
De facto, era aí que resistia para mim o fascínio de Norris, quando era adolescente e seguia a série. Aquele era um polícia diferente: debitava poucas falas e diálogos. Se queria saber alguma coisa, batia; e para nós, isso fazia sentido. Mesmo que significasse ele partir ao pontapé o pára-brisas de um carro que segue a 100 à hora contra ele e ainda assim, ficar inteiro. Ele é alguém que nos ficou: nem outros broncos da pancada de série B, como Steven Seagal, Jean-Claude Van Damme ou Dolph Ludgreen (não vamos aqui meter ao barulho o Charls Bronson, ok?) conseguiram ser assim tão bem sucedidos, nem cativar-nos; ele acaba por estar perto do estatuto dos grandes heróis patriotas, como o Arnie Schwarzenneger ou Sly Stallone. Quais os motivos?
Ninguém consegue explicar bem. Talvez porque a série é involuntariuamente cómica, e teve um relativo sucesso. NO seu talk-show, Conan O'Brien tem a habitual rubrica de exibir pequenos excertos da série, que divertem os espectadores com o seu exagero. Houve uma edição em que o próprio Chuck apareceu para impedir Conan de mostrar o sketch, em tom de paródia, sendo que se seguiu uma disputa entre o apresentador e o actor/sensei/estrela de Tv-shop, bem coreografada e ao estilo da série.

É por isto, e muito mais, que se inaugura num blog, e com a ajuda de alguns sites de Internet devotados a este gigante do american dream um espaço a que vamos chamar "A lei de Chuck Norris". E esta é a primeira lei:

O CHUCK NORRIS NÃO CAÇA, PORQUE ISSO LEVA A PENSAR QUE ELE PODE FALHAR. O CHUCK NORRIS MATA!

Sem comentários: